sábado, 2 de maio de 2009

Manjar branco simples


1 vez por semana me proponho a fazer algo que ainda não tenha feito (a idéia é aprender, experimentar). Na última sexta-feira me propus a fazer o manjar branco. Com os ingredientes, abri meu livro de Receitas especial, da Dona Benta, mas como lá era muito mais detalhado, corri para a internet. Adoro o site Cyber Cook, vocês conhecem? Adoro esse site. O bom é que uso notebook e a rede é wireless, então da cozinha mesmo vejo as receitas ou ajuste na hora. Eu tinha motivos de estar feliz, Luíza havia chegado de Minas, e sempre vamos para a cozinha juntas e Digo é o homenageado. Além disso, tava usando o prato de bolo novo, que ganhei da minha amiga Mary, que casa amanhã! Então, era tudo especial, primeira vez da receita e tudo mais. Ficou lindo, desenformei numa boa, mas acho que poderia ter mais côco. O leite de côco era genérico...rs em,
Se testarem, mandem foto para marcellerebelo@yahoo.com e me dêem dica para aprimorar a receita, tá?

Ingredientes:

1 litro(s) de leite
8 colher(es) (sopa) de açúcar
1 vidro(s) de leite de coco
7 colher(es) (sopa) de amido de milho

Calda
200 gr de ameixa preta
6 colher(es) (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara(s) (chá) de água

Modo de fazer:
1 - Leve ao fogo, em uma panela de tamanho adequado, o leite, o amido de milho, o açúcar e o leite de coco, bem misturados.
2 - Mexa sem parar, até que o creme engrosse, formando um mingau grosso.
3 - Despeje o creme em uma forma, dessas que tem uma parte elevada, no centro, úmida. Deixe esfriar . Leve à geladeira, após cobrir com filme plástico.

Calda
Enquanto seu manjar engrossa na geladeira, prepare a calda: leve ao fogo as ameixas, o açúcar e a água. Deixe ferver até que engrosse o líquido, tomando ponto de calda. Na hora de servir, vire o pudim em uma travessa e cubra com a calda, dispondo as ameixas ao lado e sobre o manjar.

Dicas
1- Se quiser variar, use outra fruta em lata: abacaxi e pêssego, por exemplo, ficam ótimos, pois seu sabor combina com o do coco. 2- Outra variação de calda: leve ao fogo 1 xícara de chá de vinho tinto, 2 colheres de sopa de açúcar e 100 de uvas passas sem sementes. Deixe cozinhar por alguns minutos, até que as passas fiquem macias. Se quiser, engrosse com uma colher (chá) de amido de milho dissolvido em um pouco de água. 3- Também pode usar calda de morango: leve meio quilo de morangos ao fogo, sem acrescentar mais nada e deixe cozinhar até que a fruta solte seu líquido e cozinhe, mas sem desmanchar. Acrescente açúcar a gosto e deixe no fogo por mais alguns minutos. 4- Uma boa forma de variar é usar calda de maracujá: polpa de 2 maracujás, e açúcar levado ao fogo. Usa-se em menor quantidade, pois é bastante ácido.




veja o original e variações da receita de manjar no site Cyber Cook. Depois me conta, tá?
Posted by Picasa

2 comentários:

  1. uma delicia vou faser um desse

    ResponderExcluir
  2. Já fiz essa receita e é muito prática e rápida e principalmente muito gostosa.bjs

    ResponderExcluir

Deixe um comentário que prometo responder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...